O curso Formação em Inovações e Desafios Clínicos na TCC é para você profissional da psicologia e psiquiatria que deseja aprimorar suas habilidades e alavancar sua carreira.

✅ Aproveite o desconto na MATRÍCULA.

✅ Primeira mensalidade em 10/01/2024

Não perca essa oportunidade!

O curso Formação em Inovações e Desafios Clínicos na TCC é para você profissional da psicologia e psiquiatria que deseja aprimorar suas habilidades e alavancar sua carreira.

✅ Aproveite o desconto na MATRÍCULA.

✅ Primeira mensalidade em 10/01/2024

Não perca essa oportunidade!

Deseja ir além e GANHAR 3 MENSALIDADES GRÁTIS?
Para isso é bem simples, indique um amigo e adquira mais esse benefício imperdível!

(Importante validar a indicação).

Desenvolvido e distribuído por cognitiva scientia ©

Formação em Inovações e Desafios Clínicos na TCC

A Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC) é hoje um conjunto amplo de diferentes abordagens psicoterápicas baseadas em evidência que compartilham princípios comuns e que tem as mais diversas indicações e aplicações clínicas, tendo conquistado amplo reconhecimento na esfera científica pela sua eficácia demonstrada através de centenas de estudos de resultado. 

Neste curso, você aprenderá a teoria e a aplicação clínica de estratégias e abordagens dentro da TCC que promovem redução dos sintomas e promoção da saúde mental dos pacientes. O curso é voltado para enfocar os tópicos mais atuais que não são ainda devidamente enfatizados nos cursos de formação ou especialização em TCC. A formação tem destaque por contemplar temáticas inovadoras dentro da TCC e que capacitam o profissional de saúde a atuar na clínica de forma potente e eficaz, aprofundando conteúdos que não são abordados ou que são mencionados de forma breve e insuficiente em outros cursos.

Veja a seguir todos os módulos e aulas presentes no curso:

Desenvolvido e distribuído por cognitiva scientia ©

Formação em Inovações e Desafios Clínicos na TCC

A Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC) é hoje um conjunto amplo de diferentes abordagens psicoterápicas baseadas em evidência que compartilham princípios comuns e que tem as mais diversas indicações e aplicações clínicas, tendo conquistado amplo reconhecimento na esfera científica pela sua eficácia demonstrada através de centenas de estudos de resultado.  Neste curso, você aprenderá a teoria e a aplicação clínica de estratégias e abordagens dentro da TCC que promovem redução dos sintomas e promoção da saúde mental dos pacientes. O curso é voltado para enfocar os tópicos mais atuais que não são ainda devidamente enfatizados nos cursos de formação ou especialização em TCC. A formação tem destaque por contemplar temáticas inovadoras dentro da TCC e que capacitam o profissional de saúde a atuar na clínica de forma potente e eficaz, aprofundando conteúdos que não são abordados ou que são mencionados de forma breve e insuficiente em outros cursos. Veja a seguir todos os módulos e aulas presentes no curso:

MÓDULOS

Terapia Cognitiva orientada para a recuperação;
Transtornos mentais desafiadores.

Princípios da Entrevista Motivacional. Colaboração;
Aceitação, Compaixão e Evocação;
Engajamento e Foco;
Plano de tratamento de acordo com a entrevista motivacional;
Aplicações Clínicas em diferentes transtornos e contextos.

Introdução as relações conflituosas e relacionamentos interpessoais;
Os sentimentos e emoções, padrões de comportamento, comunicação, soluções e apoio externo;
Responsabilidade pessoal, limites e respeito;
A desconfiança e a manipulação;
Bem estar emocional e mental.

Introdução ao transtorno explosivo intermitente;
Etiologia;
Critério diagnóstico;
Tratamento na terapia cognitivo comportamental;
Caso clínico.

Introdução a dependência de comida;
Critérios diagnósticos proposto para DC;
Relações com os transtornos alimentares;
Tratamento na Terapia do Esquema (introdução a terapia dos esquemas e como atuar no tratamento);
Caso clínico.

Introdução a dependência tecnológica;
Critérios diagnósticos;
Etiologia;
Fatores de risco;
Tratamento na terapia cognitivo comportamental;
Caso clínico.

Aprenderá as habilidades e conhecimentos necessários para estabelecer e gerenciar com sucesso um consultório de psicologia, abordando tanto a configuração de um consultório físico quanto as práticas para atendimento online. 

Serão exploradas estratégias de captação de pacientes, marketing pessoal e ético, além de uma gestão eficaz e estratégica como psicóloga clínica, incluindo a organização administrativa, financeira e regulatória, para criar um ambiente propício ao crescimento profissional e ao fornecimento de cuidados de qualidade aos clientes.

Aspectos históricos da TCC;
Revolução Cognitiva;
Terapia Racional Emotiva;
Comportamental de Albert Ellis;
Terapia Cognitiva de Aaron Beck;
Distorções Cognitivas;
Conceitualização de caso;
Exemplo de caso clínico.

Introdução amor e ciúme patológico;
Etiologia;
Critérios e diagnósticos.

Introdução ao transtorno da escoriação;
Etiologia;
Critérios diagnósticos;
Tratamento na terapia cognitivo comportamental:
Caso clínico.

Conceitos, métodos;
Técnicas e instrumentos de avaliação e intervenção no autismo, TDAH, Dislexia e outras DIS (Discalculia, Disortografia e Disgrafia).

Conceitos;
Fatores de risco do comportamento suicida, suicídio e condições clínicas específicas;
Estratégias de prevenção do suicídio;
Terapia cognitiva e o tratamento para o suicídio.

Conceitos Básicos em Dor: como avaliar, como intervir e como obter mudanças;
Avaliação psicológica;
Dor: cognição, emoção e personalidade;
Depressão e dor, Ansiedade e dor;
Tratamento TCC + Mindfulness.

História da terapia EMDR;
Bases de evidências;
Componentes da terapia EMDR;
Mecanismos, modelo e metodologia, e processamento das informações.

Definição de sono;
Principais transtornos do sono;
Terapia cognitivo comportamental para os transtornos do sono;
Terapia cognitivo comportamental nas insônias e em outros transtornos do sono.

Introdução ao luto;
Manifestações do luto;
Fatores que dificultam o processo de luto;
Conceitualização em Terapia cognitivo Comportamental;
Intervenção na Terapia cognitivo comportamental.

Conceitos básicos em gênero e sexualidade

As práticas de Mindfullness (Atenção Plena);
O desenvolvimento de habilidades de regulação da atenção, concentração e foco.

Deseja ir além e GANHAR 3 MENSALIDADES GRÁTIS?
Para isso é bem simples, indique um amigo e adquira mais esse benefício imperdível!

(Importante validar a indicação).

INVESTIMENTO

MENSALIDADE:

R$ 395,00*

MATRÍCULA:

R$ 300,00

R$ 100,00

✅ Carga horária de 144 horas
✅ 18 meses de acesso
✅ Certificado após conclusão​
✅ Videoaulas e materiais de apoio para download
✅ 100% online e ao vivo

*Valor promocional para pagamentos até o vencimento. Após vencimento acréscimo de R$100,00 na mensalidade.

INVESTIMENTO

MENSALIDADE:

R$ 395,00*

MATRÍCULA:

R$ 300,00

 

R$ 100,00

✅ Carga horária de 144 horas
✅ 18 meses de acesso
✅ Certificado após conclusão​
✅ Videoaulas e materiais de apoio para download
✅ 100% online e ao vivo

*Valor promocional para pagamentos até o vencimento. Após vencimento acréscimo de R$100,00 na mensalidade.

Entre em contato conosco para saber mais:

Prof. MSc. Marco Callegaro

Psicólogo, Mestre em Neurociências e Comportamento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Diretor e fundador do Instituto Catarinense de Terapia Cognitiva (ICTC) desde 2002. Diretor do Cognitiva Scientia desde 2015. Presidente fundador da Associação de Terapias Cognitivas de Santa Catarina (ATC/SC). Presidente da Federação Brasileira de Terapia Cognitiva (FBTC) gestão 2009-2011. Autor do livro “O Novo Inconsciente”, obra que recebeu o Prêmio Jabuti de literatura da Câmara Brasileira do Livro (2012). Conferencista convidado do Congresso Mundial de Terapias Cognitivas e Comportamentais (WCBCT 2013). Presidente da Associação de Psicologia Positiva da América Latina (APPAL) na gestão 2015-2017. Desde 2017, membro do Conselho Consultivo da Associação de Psicologia Positiva da América Latina (APPAL). Colunista da seção de Neurociências da Revista Psiquê Saúde e Vida desde 2014.

Prof. Esp. Maria de Fátima Vasques

Psicóloga com 30 anos de experiência clínica. Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco. Especialização em Terapia Cognitiva Construtivista e em Psicologia Clínica pela Universidade Paulista. Coordenou o curso de Especialização em Terapia Cognitiva do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Coordenadora do Grupo de Dependência de Comida do PROAMITI do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Prof. Dr. André Moreno

Psicólogo (USP), Mestre em Psicologia (UFRGS), Doutor em Saúde Mental (FMRP-USP). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental. Formação em Terapia do Esquema. Professor e Supervisor de cursos de especialização em TCC e em Terapia do Esquema. Consultor em Saúde Mental.

MSc. Danielle Rossini Dib

Graduação em Psicologia pela UniFMU. Mestrado em Ciências pelo IPq-HC-FMUSP. Colaboradora do sistema de triagem do Programa Ambulatorial dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP. Coordenação da área de neuropsicologia e do projeto de transtorno afetivo bipolar. Assistente de coordenação e supervisora em cursos de Neuropsicologia e Reabilitação neuropsicológica pelo Centro Nacional de Cursos de Especialização (Cenaces).

Dr. Rodolfo Furnal Damiano

Médico Preceptor da psiquiatria do HC-FMUSP. Membro do Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade (Pro-SER) do HC-FMUSP, do Grupo de Pesquisa em Educação Médica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e atualmente Tutor da disciplina de psiquiatria da FMUSP Co-organizador dos livros: “Uma Nova Medicina para Um Novo Milênio: A Humanização do Ensino Médico”, “Cartas ao Dr. Bezerra de Menezes”, e “Spirituality, Religiousness and Health”. Revisor técnico da terceira edição do livro “Espiritualidade no Cuidado com o Paciente”, do prof. Harold Koenig e da segunda edição do Tratado de Clínica Psiquiátrica do IPQ-HCFMUSP.

Esp. Sonia Maria Estacio

Graduada e Licenciada em Psicologia. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, Psicoterapia Breve Psicodinâmica, Hipnoterapia Ericksoniana, Dependência Química e Entrevista Motivacional pelo GREA do IPq-HC. Com formação em Psicossomática, EMDR, Transtornos do Controle do Impulso e em Terapia Focada em Esquemas de Jeffrey Young. Atualmente psicóloga coordenadora do programa de Entrevista Motivacional do Ambulatório do Transtorno do Controle do Impulso (AMITI) e colaboradora do Programa do Ambulatório do Transtorno do Controle do Impulso (AMITI) em Compras Compulsivas, do IPq-HC-FMUSP- lnstituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Prof. Dra. Bianca Betesti Fernandes

Médica Psiquiatra pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

Prof. MSc. José Luiz Dias Siqueira

Graduado em Psicologia, mestre pelo departamento de Psicobiologia da UNIFESP, com especialização em Dor e Cuidados Paliativos pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e especialização em Medicina Comportamental pela UNIFESP. Professor e tutor de psicologia na Pós graduação em dor no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Desde 2012 atua como Psicólogo Clínico no Singular – Centro de Controle da Dor, em Campinas (SP) e desde 2018 no InPBE (Instituto de Psicologia Baseada em Evidências (InPBE). Coordenador do Programa Interdisciplinar de Reabilitação para Pessoas com Dor Crônica do Albert Einstein. Certificado em “Biopsychosocial Management of Complex Patients With Pain”, pela Keele University (Inglaterra). Trabalhou de 2007 a 2013 no Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, em Campinas (SP).

Prof. Esp. Renata Maransaldi

Especialista em Terapias Cognitivas pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPQ – FMUSP). Possui Formação em Transtornos do Controle do Impulso pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPQ-HC-FMUSP). Psicóloga da equipe de Compras Compulsiva do Ambulatório de Transtornos do Controle do Impulso PRO AMITI do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (IPQ – HC- FMUSP).

Prof. Esp. Regis Siqueira Ramos

Psicólogo formado pela Universidade Paulista (Unip), em 2007. Especialização em Terapia Cognitiva‐Comportamental pelo Ambulim/IPQ/ FMUSP, em 2011, e em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto, pelo 4 Estacoes Instituto de Psicologia, em 2012. Tem aprimoramento em psicologia hospitalar pelo Núcleo de Ensino, Qualidade e Humanização em Saúde (Nelis), em 2008. Está no Grupo IPE desde janeiro de 2008. Atualmente, trabalha em consultório particular, atendimento domiciliário, interconsultas em hospitais a pacientes terminais e professor convidado do Curso de Especialização em Terapias Cognitivas do Ambulim/ IPQ/FMUSP .

Prof. Esp. Vanessa Batista

Psicóloga clínica e terapeuta cognitiva sexual. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), em Transtornos Alimentares e Sexualidade. Atualmente colaboradora do AMBULIM e do AMTIGOS ambos do IPqHCFMUSP. Mestranda em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP. Docente nos cursos de Pós-graduação da UNISAL (TCC e Terapia Sexual).

Prof. Carolina F. S. Bernardo

Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua na área clínica como psicoterapeuta cognitiva, é uma das sócias-fundadoras do Centro de Terapia Cognitiva Veda – Clínica, Ensino e Pesquisa no qual ministra aulas sobre Terapia Cognitiva e é supervisora clínica.

Prof. Dora Goes

Psicóloga clínica na abordagem na Psicoterapia Cognitiva Comportamental (TCC) e Terapia do Esquema (TE). Atuou no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPq-HC/FMUSP) por 20 anos até 2021, no atendimento de pacientes Dependentes em Tecnologia, desenvolvendo há quase duas décadas modelos de intervenção em psicoterapia (PRO-AMITI-IPq/HCFMUSP). 

Prof. Luciana Toledo

Treinamento em Terapia Cognitiva pelo Beck Institute for Cognitive-Therapy and Research. Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto (1993), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998) e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente, Coordenadora Pedagógica do Instituto de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (IPC) e Professora Titular da Universidade Paulista.

Prof. Aline Henriques Reis

Treinamento em Terapia Cognitiva pelo Beck Institute for Cognitive-Therapy and Research. Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto (1993), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998) e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente, Coordenadora Pedagógica do Instituto de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (IPC) e Professora Titular da Universidade Paulista.

Prof. Isabel Weiss

Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP 04 10096), Doutora em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Especialista em Terapias Cognitivas pela Universidade de São Paulo (USP), Certificada em Mindfulness Based Relapse Prevention (MBRP) pela University of California, San Diego School of Medicine, nos Estados Unidos e em MBRP Advanced Teacher Training pelo Centre for Addiction Treatment Studies, na Inglaterra.

Prof. Marcela Lamastra Yuhara

Psicóloga graduada pela Universidade Paulista (UNIP) e pós-graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Atualmente, é mestranda em Análise do Comportamento pelo Instituto Par, psicóloga clínica e atua como professora convidada em cursos de pós-graduação de diferentes temas acerca de saúde mental, desenvolvimento pessoal, psicopatologia e tratamentos psicoterápicos. Dedica-se aos estudos principalmente de temas como produtividade, procrastinação e Terapia Comportamental Dialética (DBT).

Prof. Esp. Kelly Carvalho

Psicóloga, graduada pelo Centro Universitário Uninassau, em 2019. Especialização em Análise do Comportamento Aplicada para Autismo e Deficiência Intelectual – CBI of Miami. Pós graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo IPOG.

Prof. Esp. Tânia Couto

Neuropsicóloga, Especialista em Psicologia Clínica, Terapias Cognitivas e Transtorno do Controle do Impulso pelo IPq HCFMUSP.